Criar uma Loja Virtual Grátis
QUAL É...
QUAL A DISCIPLINA QUE VC MAIS GOSTA?
MATEMÁTICA?
PORTUGUÊS?
FÍSICA?
QUÍMICA?
GEOGRAFIA?
HISTÓRIA?
LINGUAS?
N.R.A?
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (166 votos)



ONLINE
1




Partilhe esta Página


Segunda Lei de Newton
Segunda Lei de Newton

Segunda Lei de Newton

Apresentação da segunda lei de Newton com exemplos e exercícios resolvidos

ntrodução

De acordo com o princípio da inércia, se a resultante de forças atuantes num corpo for nula, o corpo consegue manter, por inércia, sua velocidade constante, ou seja, não possui aceleração. Logo, força consiste num agente físico capaz de produzir aceleração, alterando o estado de repouso ou de movimento dos corpos.

Princípio Fundamental ou Segunda Lei de Newton

Quando uma força resultante  está presente em uma partícula, esta adquire uma aceleração  na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial.

Segunda Lei de Newton

A relação, nesse caso, entre a causa (força resultante) e o efeito (aceleração adquirida) constitui o objetivo principal da segunda lei de Newton, cujo enunciado pode ser simplificado assim:

 

Segunda Lei de Newton

Segunda Lei de Newton

Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e a aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. Logo, a relação entre as intensidades de  e  constitui uma função linear, onde a massa (constante) corresponde à declividade (tg ) da semi-reta do gráfico.

Segunda Lei de Newton

Massa – Medida da Inércia

Os gráficos abaixo representam a relação força resultante x aceleração adquirida para dois corpos A e B de massas diferentes (gráficos com declividades diferentes).

Segunda Lei de Newton

Observe que, para um mesmo valor (F) de força resultante, a intensidade da aceleração adquirida pelo corpo A é menor que a adquirida por B, ou seja, o corpo A tende a variar menos a sua velocidade que B. Isso evidencia que o corpo A oferece maior resistência à alteração de sua velocidade, isto é, o corpo A possui maior inércia. A partir do gráfico acima, temos:

Segunda Lei de Newton

Portanto, a massa de um corpo deve ser vista como uma propriedade da matéria que indica a resistência do corpo à alteração de sua velocidade, ou seja, a massa mede a sua inércia.

Unidades de Medida

A unidade de massa no Sistema Internacional (SI) é o quilograma (kg), padrão definido por um cilindro de platina conservado no museu de Sèvres, em Paris. Podemos definir a unidade de força newton (N) pela segunda lei de Newton, relacionando-a com as unidades internacionais de massa e aceleração. Observe:

  • unidade de massa  -->  u(m) = kg
  • unidade de aceleração Segunda Lei de Newton -->  Segunda Lei de Newton
  • Ou seja:
Segunda Lei de Newton

 

Exercícios Resolvidos

 

01. O diagrama a seguir mostra a variação do módulo da aceleração  de duas partículas A e B em função da intensidade da força resultante (FR) sobre elas.   Calcule a massa de cada partícula.

Segunda Lei de Newton


Resolução

Segunda Lei de Newton

02. O esquema abaixo mostra uma partícula de massa 2,0 kg sujeita à ação exclusiva de duas forças perpendiculares entre si, cujos módulos são: F1 = 6,0 N e F2 = 8,0 N.

a)Qual o módulo da aceleração da partícula?

b) Orientando-se convenientemente tais forças, qual o módulo da maior aceleração que a resultante dessas forças poderia produzir na partícula?

Resolução  

 

Segunda Lei de Newton

b) Com tais forças, a maior aceleração que a partícula pode adquirir ocorre quando as forças se orientam na mesma direção e sentido, ou seja, quando a resultante das forças for máxima: FR = F1 + F2.Logo: FR = 6,0 N + 8,0 N = 14 N (máxima)